Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
LABRE participa de reunião no Inmetro sobre fotovoltaicos
 
 

A LABRE, Liga de Amadores Brasileiro de Rádio Emissão, através do grupo de Gestão e Defesa Espectral (LABRE/GDE), participou no dia 28 de janeiro de 2016, de reunião do grupo de trabalho do Inmetro sobre equipamentos fotovoltaicos na sede do instituto na cidade do Rio de Janeiro. Esteve na reunião João Saad Júnior, PY1DPU, especialista em Compatibilidade Eletromagnética (EMC) e membro do GDE.

O grupo de trabalho do Inmetro está redigindo minuta sobre revisão do regulamento técnico de qualidade dos produtos fotovoltaicos. Ele é formado por fabricantes, comerciantes, representantes de laboratórios, organismos certificadores, entidades governamentais e sociais, entre elas a LABRE.

Conforme noticiado pela LABRE/GDE em 2015 (link), a liga defende que os regulamentos técnicos de qualidade e avaliação da conformidade de inversores e controladores usados em sistemas fotovoltaicos incluam os quesitos de EMC. O intuito é proteger o espectro eletromagnético, contendo as interferências provocadas por esses equipamentos, que se constituem em fontes chaveadas de potência, portanto candidatos à geração de radiações não intencionais. Os requisitos de EMC são necessários para assegurar a qualidade destes produtos bem como a segurança operacional das redes automatizadas do futuro, os chamados “smart grids”.

A sociedade brasileira dispõe de conquistas recentes neste campo, como exigências de EMC para alguns tipos de luminárias, conversores de TV digital (GIRED), televisores, entre outros eletroeletrônicos. No entanto, mais produtos e ações integradas são necessárias para que o Brasil adquira adequado padrão de proteção espectral, a exemplo de outras nações onde a compatibilidade eletromagnética é entendida como quesito elementar de qualidade.

Mais reuniões são esperadas no Inmetro antes da realização da consulta pública. A LABRE tem atuado também na ABNT, Cobei e Abrac, participando de consulta públicas e grupos de trabalho, sempre com objetivo de fortalecer o combate às interferências.

Como entidade associada da IARU, a União Internacional dos Radioamadores, a LABRE também tem apoiado ações junto a IEC, IEEE e UIT.

Seja você também um associado LABRE e apoie as atividades de defesa espectral. Informações em http://www.radioamadores.org e http://www.labre.org.br

 
LABRE/GDE
10 de fevereiro de 2016. Revisado 13 de fev. de 2016.
http://www.radioamadores.org/news/news-2016/news-2016-02.htm
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !