Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
LABRE é convidada para grupo de trabalho na UIT
 

A LABRE, durante a reunião da CITEL (Comissão Interamericana de Telecomunicações) ocorrida em fevereiro último na cidade de Medellín, Colômbia, foi convidada pela Anatel a participar da delegação brasileira que atua no Grupo de Trabalho 5A da UIT, União Internacional de Telecomunicações.

A UIT mantém 6 grupos permanentes de estudos (Study Groups, SG), divididos entre serviços de telecomunicações. O SG5, voltado para os Serviços Terrestres, está subdivido em 3 grupos de trabalho, sendo que o WP5A (Working Party 5A) é dedicado ao Radioamadorismo e Serviços Móveis Terrestres (exceto IMT).

Os grupos de trabalho estudam o acesso e compartilhamento do espectro de rádio entre os diferentes serviços. Outra relevante função é redigir e atualizar recomendações e orientações técnicas para que os serviços disponham de padrões internacionais de desempenho e organização, além da redação de Handbooks para que as administrações dos países membros da ONU/UIT tenham publicações para guiar suas ações nacionais num determinado setor ou serviço de telecomunicação.

Os grupos de trabalhos se reúnem regularmente e o mais recente encontro do WP5A ocorreu na semana de 06 de julho de 2015 em Bucareste (Romênia). A reunião contou com a participação da União Internacional de Radioamadores, IARU, com quem a LABRE manteve interlocução.

Em relação ao Serviço de Radioamador foram aceitas modificações nos documentos referentes a qualificações técnicas mínimas exigidas aos radioamadores, além de ampliações nos prazos para respostas aos questionários sobre uso do radioamadorismo para comunicações emergenciais e sobre as contribuições técnico-operacionais no uso do espectro pelos radioamadores.

Adicionalmente está em revisão a recomendação sobre as Características dos Sistemas em Operação nos Serviços de Amador e Amador por Satélite para Estudos de Compartilhamento. A LABRE também foi convidada pela IARU para contribuir nesta atualização.

Apoie a LABRE/GDE na defesa e desenvolvimento do radioamadorismo. Para maiores informações visite http://www.radioamadores.org e http://www.labre.org.br

LABRE/GDE
05 de agosto de 2015
http://www.radioamadores.org/news-2015/news-2015-21.htm
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !