Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Seminário sobre Radioamadorismo e Ensino
 
Prof. Dr. Rafael Haag, PY3FF, durante palestra na CNR
 

A LABRE, com apoio do grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE), realizou em outubro de 2014 o “Seminário sobre Radioamadorismo como Ferramenta de Ensino” na “Convenção Nacional de Radioamadorismo”.

O objetivo foi expor projetos de Cubesats educacionais para os radioamadores e estimular o uso do radioamadorismo como um recurso prático de ensino. O evento contou com a coordenação de Edson W. Pereira (PY2SDR).

Participaram como palestrantes os professores Rafael Haag (UERGS), que dissertou sobre “Satélites na Sala de Aula: Um tema para motivar o ensino de ciências e tecnologia”; Otávio Durão (INPE) e Marcelo Essado (INPE) sobre o “Projeto NanosatC-BR1”, Cléber Toss Hoffmann (INPE/ITA) sobre o “Projeto AESP-14” e Major Elói Fonseca (ITA) sobre o “Projeto ITASAT”.

O evento possibilitou um maior entrosamento entre os projetistas de satélites e os radioamadores, estimulando o interesse pelo Serviço de Radioamador de alunos e professores das universidades envolvidas. Exemplo foi a coordenadora do projeto ITASAT, Lídia Shibuya, que prestou exames da Anatel para admissão no serviço durante a própria CNR.

Rafael Haag (PY3FF) expôs no seminário como o radioamadorismo pode ser um útil recurso ao ensino prático de Ciências, Física, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações em diferentes níveis de complexidades. Os presentes puderam perceber o valor grande educacional que o radioamadorismo possui, podendo as experiências serem replicadas e adaptadas em diferentes escolas e associações de rádio.

Organizações internacionais como ARRL, RSGB, AMSAT, JARL, entre outras, desenvolvem projetos de ensino visando o emprego do radioamadorismo na sala de aula. Excelentes referência são os programas “Education and Technology” e “Amateur Radio in the Classroom” da ARRL. Outro exemplo é o satélite FUNcube da AMSAT-UK, dedicado à educação das telecomunicações em escolas, de forma integrada ao radioamadorismo.

A primeira Convenção Nacional de Radioamadorismo, coordenada pela LABRE/SP, foi um evento pioneiro que possibilitou um importante fórum de debates onde radioamadores, representantes de entidades reguladoras, laboratórios, gerentes de projetos, educadores e alunos puderam se conhecer pessoalmente, dialogar sobre temas importantes para o radioamadorismo, pesquisa e educação, buscando soluções e expondo novas ideias, apresentando com entusiasmo seus projetos e criando sinergia entre o radioamadorismo e as várias instituições presentes – sinergia que gerará excelentes resultados em benefício e progresso do radioamadorismo e do ensino tecnológico.

Algumas destas palestras estão agora disponíveis na biblioteca do GDE em: http://www.radioamadores.org/biblio/biblio.htm

Participe você também do desenvolvimento tecnológico e educacional relacionado ao radioamadorismo brasileiro. Seja um associado da LABRE e apoie o GDE. Maiores informações em: http://www.radioamadores.org

 
GDE/LABRE, 21 dezembro 2014
Atualizada em 22 dezembro 2014
Com participação de Edson Pereira, PY2SDR
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !