Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 

GDE/LABRE apresenta palestra sobre interferências
no
Congresso Brasileiro de Radiodifusão

 
Plenária do Congresso Brasileiro de Radiodifusão (Foto: ABERT)

O grupo ad-hoc de defesa espectral da LABRE participou do Seminário Técnico do 26 Congresso Brasileiro de Radiodifusão. O evento aconteceu no final de junho no complexo Brasil 21 em Brasília, Distrito Federal.

Congresso de Radiodifusão

Presidente da República em exercício Michel Temer (esq.) e o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo da Silva (dir.) na abertura do congresso. (Fotos: ABERT)

O Congresso Brasileiro de Radiodifusão é promovido pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT. Em sua agenda palestras com temas técnicos, administrativos, entrega de prêmios a profissionais de destaque, uma grande feira de equipamentos e a integração entre jornalistas, engenheiros, publicitários, adminstradores, industriais, legisladores e servidores federais relacionados com a gestão das telecomunicações. Geralmente mais de 2.000 pessoas comparecem aos eventos.

Este ano o congresso foi especial por conta da comemoração dos 90 anos de radiodifusão no Brasil e 50 anos de fundação da ABERT. Para tanto, uma peça musical e publicitária foi posta em veiculação em todas emissoras associadas valorizando a comunicação social, o rádio e a televisão.

Seminário Técnico

O presidente da ABERT, Emanuel Carneiro (esq.) e o Presidente da ANATEL, João Resende (dir.) durante o Congresso Brasileiro de Radiodifusão. (Fotos: ABERT)

O Seminário Técnico contou com duas grandes salas para exibição simultânea de palestras e debates sobre rádio e TV. Membros convidados da Anatel, MINICOM, UIT, profissionais das emissoras, da indústria e representantes setoriais trataram de:

- Regulação internacional do espectro;

- Implicações da WRC-2012 para o Brasil;

- Uso eficiente do espectro como ferramenta na gestão espectral;

- Interferências no espectro de rádio;

- A transição para a radiodifusão e teledifusão digital;

- Migração das Ondas Médias para o eFM;

- Serviços satelitais e terrestres em 3,5 GHz;

- Espectro de UHF e utilização dos 700 MHz no Brasil;

- Convergência com o rádio digital.

Paulo Balduíno, consultor técnico da SET, fala sobre aumento de demanda por espectro em UHF para TV Digital (Foto: ABERT)

A palestra do GDE/LABRE foi executada por Flávio A. B. Archangelo. No congresso passado a exposição foi sobre incompatibilidades eletromagnéticas de redes BPL/PLC. Este ano o tema foram as interferências de eletroeletrônicos nas faixas de radiodifusão, problema comum a muitos outros serviços licenciados de comunicação como o Radioamadorismo. (acesse aqui a palestra em pdf)

Foram apresentados os conceitos gerais de EMI/EMC, casos de ruídos (iluminação pública, iluminação residencial, LED, lâmpadas fluorescentes, semáforos, distribuição de energia elétrica pública, elevadores, cercas elétricas, PLC/BPL, fontes chaveadas) e sugestões para que as associações do setor e o governo possam combater o problema. Entre elas:

Flávio Archangelo durante debate sobre EMI/EMC. (Foto: ABERT)

- Integrar os profissionais de RF diante dos novos casos de ruídos, formatando uma base comum de conhecimento técnico do setor;

- Adquirir equipamentos especializados para auxílio na identificação das fontes interferentes, inclusive pelas regionais da ANATEL;

- Denunciar diretamente ou institucinalmente para a ANATEL e ANEEL as interferências não resolvidas;

- Certificar e homologar produtos não-telecomunicações nos quesitos internacionais de EMC;

- Atuação institucional em fóruns técnicos como ABNT e Inmetro.

LABRE em grupos de trabalho federais

Contatos também foram realizados para que a LABRE possa oficialmente integrar comissões federais na Anatel, Minicom, ABNT e INMETRO. O GDE/LABRE está avaliando como operacionalizar e viabilizar as oportunidades.

 
Peças publicitárias produzidas pela ABERT para promoção do rádio e a televisão.
 
Assessoria de Imprensa LABRE, com Assessoria ABERT
10 de julho de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !