Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Em preparação workshop sobre radiossondas e radioamadorismo
 
Matéria da Rede Globo (TV TEM) sobre o Projeto ÍCARO
 

O Clube de Radioamadores de Americana (CRAM) e o Instituto de Pesquisa Tecnológicas da Universidade Estadual Paulista (IPMet-UNESP) experimentaram com sucesso no dia 28 de abril de 2012 um balão meteorológico estratosférico do projeto educacional ÍCARO (Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores).

O balão atingiu a altitude máxima aproximada de 25.000 m. O monitoramento foi possível através da telemetria convencional da radiossonda meteorológica em UHF.

A rádio baliza em fonia VHF com o indicativo especial ZW2WEB concedido aos radioamadores pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) parou de funcionar quando atingiu a altitude aproximada de 11.700 metros.

A coordenação deseja agora desenvolver o workshop "Projeto Ícaro: experiências, impressões e novas missões" no Campus da UNESP em Bauru/SP para avaliar os resultados, as práticas empregadas e as novas propostas para os futuros lançamentos.

A data ainda não foi confirmada mas já é possível enviar trabalhos ou se inscrever como ouvinte através do e-mail py2uep <símbolo da arroba> g m a i l . c o m

O workshop será composto por 3 seções:

"- Seção Experiências: a parte prática, experimental. Escreva um texto relatando sua experiência com o Projeto Ícaro. Essa experiência abrange desde a simples recepção dos sinais até trabalhos feitos com os dados disponibilizados. Esse texto pode vir acompanhado de fotos, vídeos, sons, apresentações multimídias, hardwares, radios, etc.

- Seção Impressões: é a parte filosófica, comtemplativa. Escreva um texto sobre o que você sentiu, o que vc percebeu, o que você ouviu sobre o Projeto Icaro.

- Seção Novas Missões: sugira novas missões, experimentos ou equipamentos que você quer ver embarcado no próximo voo do Ícaro. Sua sugestão deve ser feita na forma de texto, diagramas em blocos, figuras ou esquemas."

Maiores informações sobre o projeto ÍCARO em página dedicada do IPMET.

Para informações sobre outros balões estratosféricos ao redor do mundo, confira o grupo de Balonismo de Alta Altitude dos Radioamadores (ARHAB)

Assessoria de Imprensa LABRE
08 de maio de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !