Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Projeto ÍCARO: Balão estratosférico radioamador
 
 

O Clube de Radioamadores de Americana (CRAM) e o Instituto de Pesquisa Tecnológicas da Universidade Estadual Paulista (IPMet - UNESP) planejam aerolevantar no dia 28 de abril de 2012 um balão meteorológico do projeto educacional ICARO (Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos Radioamadores).

O balão transportará, até a altitude de aproximadamente 25.000 m, uma radiossonda e um rádio beacon em fonia com o indicativo especial ZW2WEB concedido aos radioamadores pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

A radiossonda transmitirá digitalmente para uma estação receptora de dados meteorológicos os valores de pressão, temperatura, umidade, velocidade, direção do vento e posicionamento. Em terra, uma estação radioamadora fará o uplink dessas informações que serão retransmitidas pelo beacon em fonia.

Qualquer estação radioamadora ou radioescuta, munida de um receptor em VHF na frequência de 144,330 MHz será capaz de receber as informações e montar um log com os dados meteorológicos e, com isso, será capaz de identificar duas camadas da atmosfera e a transição entre elas: troposfera, tropopausa e estratosfera.

O Projeto ÍCARO visa incentivar o conhecimento da atmosfera e da telecomunicação envolvida com radiossondas.

Os radioamadores há muitos anos participam de vários experimentos ao redor do mundo com balões estratosféricos, obtendo recordes tanto de permanência de voo, altitude, cobertura geográfica dos sinais emitidos e distância percorrida pelo balão.

O uso de softwares livres para tracking e decodificação de sinais, transmissão de imagens ATV ou SSTV, construção de antenas, transceptores, cálculos de enlace, são elementos educacionais envolvidos na experimentação.

O projeto ÍCARO já foi listado ao grupo de Balonismo de Alta Altitude dos Radioamadores (ARHAB), que organiza os recordes e estatísticas das missões.

Execução e segurança

O local do levantamento será a partir do IPMet - UNESP, campus de Bauru-SP, previsto para o dia 28/04/2012 a partir das 1600 h (1900 h UTC), dependendo das condições meteorológicas: sem chuva e com vento na superfície abaixo de 5 m/s.

O balão será inflado com hidrogênio e a taxa de subida deverá ser entre 4 a 5 m/s (aproximadamente 1000 pés/minuto).

Nos dias que antecederem o lançamento, os meteorologistas do IPMet farão um acompanhamento especial do desenvolvimento das condições meteorológicas e, caso o lançamento não seja possível no dia previsto, uma nova data será agendada.

Caso a previsão meteorológica seja favorável ao lançamento, será realizada uma reunião 6 horas antes do horário previsto para uma melhor avaliação das condições meteorológicas, com uma especial atenção à previsão dos ventos de superfície.

Satisfeitas as condições meteorológicas, o horário exato do lançamento será determinado mediante coordenação com a autoridade de controle aéreo local (APP Bauru) e com acompanhamento pelo CINDACTA II durante todo o vôo.

Além da radiossonda e do beacon, o vôo contará com paraquedas, refletor de radar passivo e sinalização luminosa (flash de xenônio).

Participação no experimento

A participação no experimento ICARO será homologada com um certificado de participação (cartão QSL) comemorativo a ser enviado a todas as estações de radioamadores ou radioescutas que reportarem o recebimento de, pelo menos, uma das transmissões feitas pela estação ZW2WEB, com o envio das seguintes informações mínimas:

- Local da estação receptora (QTH)
- Hora (QTR)
- Tipo de rádio e antena utilizados
- Reportagem do sinal (intensidade e qualidade da recepção)
- Informação recebida (localização do balão, pressão, temperatura, umidade, etc)

É interessante, se possível, que a estação participante reporte quando começou a receber os dados do experimento e quando parou de receber para se ter uma ideia do alcance do beacon em função da altitude do balão.

O engenheiro e radioamador Edson Wander Pereira ainda especifica: "pediria aos colegas que vão monitorar o experimento para anotar a intensidade de sinal (S) a cada 5 minutos inteiros e nos enviar os resultados com o horário, QTH locator da estação receptora, e sinal. Isso vai nos ajudar a posteriormente montar mapas de propagação. Sinais acima de 9 podem ser classificados com 10. Por exemplo:

16:00 GG57hq 0
16:05 GG57hq 1
16:10 GG57hq 3
16:15 GG57hq 10
16:20 GG57hq 10"

No dia do evento os radioamadores também enviarão informações ao vivo do local do aerolevantamento na banda dos 40 metros e estarão presentes no IRC:

http://webchat.freenode.net/
Login: Seu prefixo ou nome caso não seja radioamador
Channel: #PROJETO_ICARO

As informações de recepção poderão ser enviadas via correio para:

IPMet – UNESP
A/C: Projeto Ícaro
Caixa Postal: 281
Bauru – SP
CEP: 17015-970

O IPMet já redigiu uma página do experimento:
http://www.ipmet.unesp.br/icaro

Prefixo Especial : ZW2WEB
Frequência: 144,330MHz
Data de lançamento prevista: 28/04/2012 após às 16h00
Local: Instituto de Pesquisas Meteorológicas – IPMet / UNESP - Bauru/SP
Duração estimada do vôo: 180 minutos (3h00)

Responsáveis:

Coordenação científica, lançamento, resgate e coordenação com controle aéreo: Demilson Quintão PY2UEP

Coordenação Radioamadorística: Edson Wander Pereira PU2MWD, PU1JTE, JF1AFN e N1VTN

Execução do experimento (beacon e antenas): William Schauff PY2GN

Fonia (Beacon) e Integração com Grupos Escoteiros : Irineu PU2TMT

Divulgação na Mídia Radioamadorística: Adinei Brochi PY2ADN

Entidades, organizações e grupos envolvidos na divulgação:

ABARA – Associação Bons Ares de Radioamadorismo
CRAM – Clude dos Radioamadores de Americana
Revista CQ MAGAZINE
Feirinha Digital
Grupo de Escoteiros Padre Anchieta – Botucatu-SP
Grupo QRP-BR
Grupos SDR-BR
Grupo SAT-FM
Grupo VHF-DX
Grupo Radiotécnico
Grupo Radioscanners
Grupo Araucária
IPMet UNESP – Bauru-SP
LABRE - Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão

Assessoria de Imprensa LABRE, com Adinei Brochi e CRAM.
22 de abril de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !