Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Testes de Smart Grid em SP, MG e RJ
 

No início deste mês de abril a indústria elétrica realizou anúncios na mídia sobre novos testes de projetos piloto de Smart Grid com toda ou parte da rede utilizando PLC (Power Line Communications) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Sete Lagoas (MG).

Smart Grid é a rede automatizada de comunicação, controle e medição de consumo de energia elétrica de produtos elétricos

Diferentemente do PLC de banda larga (BPL - Broadband over Power Line), o Smart Grid com PLC de banda estreita ocupa menos espectro (idealmente restrito ao segmento de VLF) e teoricamente não causa problemas para o Serviço de Radioamador e demais usuários dos serviços licenciados de rádio das MF e acima.

No entanto não sabemos na prática, quando instalado em grande escala no Brasil, quais os subprodutos espectrais dos sinais PLC mesmo narrow band, se os critérios de EMC serão seguidos na produção dos equipamentos e quais as regras específicas de comunicação pela ANATEL.

Assim a LABRE convoca os radioamadores e radioescutas que receberem os chamados "medidores inteligentes" ou morarem próximos dos bairros e instalações que testarem o PLC, que confiram em seus receptores aumento ou não do nível de ruído.

Envie suas observações, monitoramentos e comentários para: contato <símbolo da arroba> radioamadores.org

Leia nos seguintes links sobre os testes em São Paulo e em Sete Lagoas (MG) (link-2) .

 
Assessoria de Imprensa LABRE
21 de abril de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !