Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Novas faixas para radioamadores poloneses em VHF e UHF
 
 

O Conselho de Ministros da Polônia promoveu no início de abril de 2012 modificações em sua tabela nacional de frequências.

Os espectros entre 70,1 - 70,3 MHz e 3,40 - 3,41 GHz foram destinados para o Serviço de Amador a ocupação radioamadora para comunicação satelital entre 2,40 - 2,45 GHz foi reforçada.

Esta última medida ocorre num momento importante para a Polônia, que participa da construção do satélite BRITE-PL, desenvolvido em parceria entre radioamadores da AMSAT com o Centro de Pesquisa Espacial (CBK-PAN), o Centro de Astronomia Nicolau Copérnico (CAMK-PAN) e faculdades técnicas na Áustria e Canadá.

Sobre as demais faixas, o presidente da União Polonesa de Radioamadorismo (PZK - Polski Zwiazek Krótkofalowców ), Piotr Skrzypczak, SP2JMR, declarou: "Foram 11 anos de luta pelo acesso a banda de 70 MHz. É difícil descrever todas as audiências em nível ministerial e administrativo que participamos, todos aqueles que contribuíram para que tenhamos acesso a esta faixa muito interessante. Finalmente chegou ao fim esta longa jornada que nos concedeu as novas bandas".

A PZK foi fundada em 1930 pelo Prof. Janusz Groszkowski, mas as experiências pioneiras de rádio na Polônia remetem a 1922, com as primeiras licenças sendo outorgadas em 1924.

Tanto a PZK como a LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, são entidades associadas à IARU, a União Internacional de Radioamadorismo.

As alocações de rádio são estebelecidas em esfera internacinal e regional por meio da UIT, a União Internacional das Telecomunicações. Confira aqui notícas da Conferência Mundial de Rádio ocorrida em 2012.

 
Assessoria de Imprensa LABRE, com informes da PZK e Polski Klub UKF
06 de abril de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !