Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Debate sobre compatibilidade eletromagnética no INPE
 
 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE promoveu em São José dos Campos/SP, nos dias 20 e 21 de março de 2012, o Seminário EMC & Antenas.

O evento tratou do projeto e instalação de antenas para aplicações específicas em UHF e microondas, bem como aspectos relativos a equipamentos eletrônicos de um modo geral, visando a conformidade com normas de compatibilidade eletromagnética (EMC). A conformidade busca garantir o funcionamento adequado dos equipamentos sem interferirem ou sofrerem interferência do ambiente eletromagnético nos locais onde funcionam.

O seminário incluiu a apresentação de uma palestra dedicada às certificações de EMC e segurança como fatores de qualidade de equipamentos e produtos eletroeletrônicos. Por fim, uma mesa redonda tratou da importância das certificações de EMC e segurança serem estendidas a todos os dispositivos eletroeletrônicos como quesito de qualidade e confiabilidade do produto tecnológico produzido ou comercializado no Brasil.

Os participantes consideraram um grande avanço o Decreto Lei 7174, que versa, dentre outros aspectos, sobre a necessária observância dos quesitos de EMC na aquisição de bens e serviços de informática pela administração pública federal direta e indireta.

O grupo ad-hoc de defesa espectral considerou o tema da mesa redonda um passo importante para reforçar a EMC como requisito relacionado à qualidade de equipamentos eletroeletrônicos adquiridos no país, beneficiando a defesa do espectro radioelétrico no Brasil.

 
Assessoria de Imprensa LABRE
29 de março de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !