Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Atualização de subfaixas em micro-ondas nos EUA
 
Imagem 1: Subfaixas propostas pela ARRL para a banda dos 9 cm
 

As faixas de amador referentes aos segmentos de 902 - 928 MHz, 1,24 - 1,30 GHz, 2,30 - 2,31 GHz, 2,39 - 2,45 GHz e 3,3 - 3,5 GHz são objeto nos Estados Unidos de uma revisão em suas divisões internas quanto as aplicações e faixas passantes.

A Liga Americana de Rádio (ARRL) formou em 2011 um comitê ad-hoc para atualizar o plano destas bandas. Uma consulta foi aberta para toda comunidade radioamadora entre outubro e dezembro daquele ano e dezenas de sugestões foram recebidas.

O comitê agora submeteu seu primeiro draft relativo ao segmento de 3,3 - 3,5 GHz (faixa dos 9 cm) a uma nova consulta durante o mês de abril de 2012.

A proposta contempla a proteção para Radioastronomia e subfaixas dedicadas a comunicação via satélite, reflexão lunar, rádio faróis, comunicados de longa distância de banda estreita, 4 canais para dados digitais em alta velocidade (em OFDM e semelhantes), transponders lineares e muitos segmentos para uso experimental caracterizados por faixas passantes (menor que 1 kHz, menor que 6 kHz, menor que 50 kHz, menor que 200 kHz, menor que 1 MHz, menor que 20 MHz).

Estas alterações poderão posteriormente serem seguidas pela União Internacional dos Radioamadores (IARU) e sugeridas para todo o continente, ou serem acompanhadas localmente por cada administração e associação nacional de rádio, no Brasil representada pela LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão.

Rick Roderick, K5UR, é o coordenador dos trabalhos nos EUA enquanto diretor do Comitê sobre o Plano de Bandas em Micro-ondas da ARRL.

 
Assessoria de Imprensa LABRE
29 de março de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !