Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Joe Taylor, K1JT, homenageado na UIT
 

O físico Joseph "Joe" Hooton Taylor Jr. foi homenageado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) durante a Conferência Mundial de Rádio de 2012 (WRC-12). O vídeo acima disponibilizado por W4JE registrou sua declaração na plenária e recebimento, através do Secretário-Geral da ITU e radioamador Hamadoun Touré, HB9EHT, da medalha de ouro da UIT.

Joe recebeu o prêmio Nobel de Física em 1993 pelos seus estudos sobre pulsares binários e a Relatividade Geral. Como radioamador (indicativo K1JT) desenvolveu modos de comunicação que aprimoraram as comunicações experimentais digitais por reflexão lunar, reflexão meteórica e modalidades ionosféricas de propagação. Os modos são geridos pelos programas WSJT (Weak Signal JT) e WSPR (Weak Signal Propagation Reporter).

Em 2010 Joe participou do evento "Echoes of Apollo", quando vários radiotelescópios emitiram sinais radioamadores para a Lua, incentivando as comunicações ou a simples rádio escuta dos comunicados por reflexão lunar, despertando vocações para as ciências do rádio. Na ocasião Joe operou do Rádio Observatório de Arecibo em Porto Rico (indicativo KP4AO), sua antiga casa de trabalho e pesquisas. O sinal de retorno em UHF foi captado em várias partes do mundo com antenas receptoras modestas, inclusive no Brasil.

Acompanhe por este link a atuação dos radioamadores na WRC-12.

 
Assessoria de Imprensa LABRE
15 de março de 2012
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !