Grupo ad-hoc de Gestão e Defesa Espectral - GDE/LABRE
 
 
Home - Sobre - CEM e interferências - Notícias - Projetos - Interativo - Acervo - Biblioteca - Apoio
 
 
 
Reflexões sobre a Conferência Mundial de Rádio de 2012
 
David Sumner, K1ZZ (Foto: ARRL)
Comunicação de David G. Sumner, K1ZZ, CEO da ARRL e Secretário Internacional da IARU, em 22 de fevereiro de 2012.
 

Apenas retornei para casa ontem de noite, após os memoráveis e bem sucedidos 33 dias de trabalho na Conferência Mundial de Rádio de 2012 (WRC-12) e na primeira reunião preparatória para a WRC-15, ambos ocorridos em Genebra, Suíça. Demorará um pouco até que eu possa redigir um relatório completo e o respectivo artigo na revista QST, mas eu gostaria de expressar algumas primeiras impressões antes de retornar a rotina aqui de Newington.

Desde 1972, durante o tempo que fui membro do staff da ARRL envolvido com a IARU, a Conferência Mundial Administrativa de Rádio de 1979 (WARC) sempre se sobressaiu devido seu êxito extraordinário. Trinta anos se passaram e mesmo assim escutamos radioamadores nos 10, 18 e 24 MHz se referirem a estas faixas como “bandas WARC”.

A Conferência Mundial de Rádio de 2003 (WRC-2003) também merece nosso destaque numa segunda posição pois na ocasião conseguimos algo inédito: remover um serviço (radiodifusão) em 100 kHz de espectro antes compartilhado, melhorando a ocupação radioamadora na banda dos 40 metros.

Nenhuma conquista pontual na última conferência, a WRC-12, superou tais marcas. No entanto tivemos tantos destaques que é difícil eleger o melhor:

- A nova alocação em 472 kHz;

- O novo item na agenda da WRC-15 para alocação secundária em porções do espectro entre 5250 e 5450 kHz;

- O afastamento dos radares oceanográficos das bandas do Serviço Amador ou mesmo de faixas adjacentes em HF;

- O bem sucedido remanejamento de uma agenda potencialmente difícil relativa aos pico e nano satélites;

- O importante discurso do Dr. Joe Taylor (K1JT) em plenária, no final da segunda semana da conferência, com um excelente adendo do Secretário-Geral da UIT, Dr. Hamadoun Touré (HB9HET);

- A celebração dos 50 anos do Clube Internacional de Radioamadorismo (4U1ITU) na magnífica sala Popov, na Torre UIT, com a participação dos atuais e de ex-Secretários Gerais e Diretores do Bureau de Radiocomunicação;

Nós ainda tivemos alguns feitos radioamadorísticos durante a WRC-12:

- Os primeiros contatos por Reflexão Lunar em 1296 MHz na 4U1ITU utilizando o software de modos digitais WSJT. O autor do programa, Dr. Joe Taylor, esteve pessoalmente no controle da estação;

- Mais de 13.600 contatos realizados na operação especial 4U1WRC;

- Mais de 3.500 contatos realizados na 4U1ITU durante o ARRL CW DX Contest .

O radioamadorismo representa apenas uma fração da comunidade mundial de telecomunicações, além de ser comercialmente diminuta se comparada com os interesses econômicos da banda larga móvel e satelital. Mesmo assim os radioamadores reafirmaram sua boa posição na União Internacional de Telecomunicações, sendo reconhecidos no exercício de um serviço de rádio respeitável.

Este estatuto não é adquirido instantaneamente, através dos esforços de um único indivíduo ou de um grupo reduzido. Ele é resultado de uma paixão compartilhada, unida ao senso prático de um conjunto extraordinário de radioamadores em escala internacional, pessoas com diversas formações e culturas, voluntários que trabalharam por décadas junto a IARU num contexto altamente profissionalizado para assegurar a participação dos Serviços de Radioamador e Radioamador por Satélite numa base qualitativa igual a qualquer outro serviço de rádio, diria até com qualidade superior em alguns casos.

Vocês não imaginam quão orgulhoso estou em fazer parte desta equipe!

David Sumner, K1ZZ
CEO, ARRL
Secretário Internacional da IARU
23 de fevereiro de 2012

[NT: David Sumner é Cientista Político pela Michigan State University e fez MBA pela University of Connecticut. Participou da WARC 1979, WRC-2000, WRC-2003, WRC-2007 e WRC-12. Viajou por mais de 60 países divulgando o radioamadorismo e a IARU. No Brasil a LABRE é entidade parceria da IARU. Clique aqui mais informações sobre a nova alocação em 472 kHz]

 
Assessoria de Imprensa LABRE, com IARU-Região 2.
Agradecimentos especiais a David Sumner.
15 de março de 2012.
     
 
 
 

GDE/LABRE - Todos os direitos reservados - All rights reserved

007 WEB - Web Hosting !